1 - Performance

  • Velocidade - de 35 a 40 km/h
  • Autonomia - de 18 a 31 km
  • Inclinação - de 19 a 22 %
  • Motor - 5065 de 1500watts | 5095 de 2400 watts


  • Importante - números médios para os 3 primeiros indicativos, tendo oscilações dependendo da altimetria do percurso e peso do rider

2 - Composição

O trio parada dura de Singapura entra em campo novamente para uma nova campanha de fundo coletivo, onde arrecadou 91,2 mil dólares, para criar sua segunda obra prima, batizada como flip de avião, com a promessa de voar baixo.

A primeira novidade que traz este interessante eboard, é o shape finíssimo ultraresistente estruturado em carbono. Em parceria com a empresa americana especializada no assunto 121C Pure Carbon, que disponibilizou o Aileron, a Arc deu vida então ao seu novo projeto.

Não tão menos apreciada, a outra tecnologia foi empregada na tração. Trata-se da transmissão direta proporcionada somente através de engrenagens, popularmente conhecida como “gear drive”. Essa também foi uma proposta da também singapurense Jed Boards.

3 - Capacidade

Evoluindo bastante no seguimento, a Arc passa para um nível mais profissionalizado tanto na produção quanto arquitetura de seu produto e oferece duas versões diferenciadas para o Aileron, além de rodas personalizadas nos tamanhos 70, 90 e 97 milímetros.

Ambas versões possuem a mesma disposição, em nove séries de duas paralelas cada. A de entrada oferece 143 watts hora e autonomia de 18 quilômetros, enquanto a outra 194w/h e 31 km aproximadamente.

Também há diferenciação na potência fornecida, sendo um equipado com o motor 5065 de mil e quinhentos watts produzindo velocidade máxima por volta de 35 quilômetros por hora e o V2 com o 5095 de 2400w chegando em torno de 40 km/h.

4 - Valor

Mil e quarenta e nove dólares americanos é o custo pedido para aquisição da versão um pouco mais enxuta da e-brand de Singapura. Já o V2 com configuração mais refinada e transmissão “gear drive”, ao preço de mil e trezentos dólares.

Por tudo que o conjunto oferece, principalmente levando em consideração a tecnologia presente no Aileron, podemos assim concluir que se fazem honestos os valores pedidos.

Sinceramente, até me preocupa como a Arc Boards continuará conduzindo seus planos futuros arrecadando tão pouco, mesmo porque, 80% deste projeto é terceirizado.

Arc Boards Aileron (acesse)

ESC: Vesc 4
SHAPE: 76,20cm
VOLTAGEM: 32,4
CÉLULA: SAMSUNG 22P | SAMSUNG 30Q
AMPERAGEM: de 4,4 a 6,0
MÓDULO: 9S2P de 143 a 194 watts hora
PESO: 4,31 a 5,49Kg
POTÊNCIA: 1x 1500w | 1x 2400w
TRUCKS: Mono King Pin - 184mm
RODAS: Street de 70 a 100

5 - Avaliação

O Aeileron no geral teve uma aceitação bastante positiva elogiado pela aceleração e desaceleração suaves e previsíveis, com a transmissão por engrenagens. O modelo V2, com rodas de 90 mm, lida bem com as vibrações na maioria das ruas, mas o deck rígido de fibra de carbono pode tornar a experiência em superfícies irregulares e de paralelepípedos desconfortável, isso fica um pouco melhor com as 97mm.

No entanto, uma desvantagem significativa é que monomotor não é ideal para subidas íngremes e pode acarretar superaquecimento com queda de torque em inclinações acentuadas e prolongadas.

O controle remoto, apesar de parecer ergonômico até demais precisa de ajustes, sejam eles na parte mecânica e estética, quanto na interna, porque alguns riders relatam atrasos em certos momentos na resposta.

A equipe da Arc Boards recebe consistentemente avaliações excelentes de atendimento ao cliente. Eles são descritos como ágeis, confiáveis e pontuais na entrega dos produtos.

A empresa possui uma rede de agentes de reparo em diferentes regiões para fornecer serviços de reparo eficientes para clientes fora de Singapura. Um rider relatou que seu shape rompeu e foi prontamente atendido com a substituição do mesmo.

A empresa é conhecida pela comunicação clara e, em geral, “nunca decepcionou seus clientes” desde suas campanhas iniciais de financiamento coletivo.

NOTAS

Arc Boards iniciou suas operações no ano de 2017 e parou de fabricar skateboards elétricos 4 anos depois, em 2021. Comercializava seus eboards neste endereço eletrônico https://www.arcboardsev.com.